Sistemas de automação predial melhoram gestão do edifício!

 

Pensar em um edifício moderno hoje em dia é pensar em automação predial. O uso da tecnologia e de sistemas são capazes de melhorar o desempenho do prédio.

Entre as principais características dos sistemas de automação predial disponíveis no setor de construção civil, podem-se destacar alguns aspectos: integração de áreas e equipamentos, facilitando a comunicação entre eles; interface intuitiva, possibilitando a visualização e os comandos de maneira fácil e por meio de qualquer dispositivo móvel; coleta e análise de dados, fornecendo informações sobre como melhorar a produtividade do prédio; e segurança, garantindo a segurança da rede e de informações por meio de criptografia, registro histórico e validação dos usuários com autenticação.

Um edifício operado com sistema de automação possui recursos capazes de alcançar altos níveis de eficiência e de sustentabilidade. Afinal, é possível ter um controle do consumo de recursos do prédio, bem como obter dados para identificar o que pode ser feito para melhorar o desempenho, além de ferramentas automatizadas que irão reduzir o gasto. “A automação proporciona um ambiente de maior controle ao edifício. Controle este que fornecerá informações para tomada de decisões e parâmetros que podem ser inseridos nos subsistemas existentes do prédio, de modo a criar um ambiente de melhoria contínua.

Todos estes recursos tecnológicos afetam também o nível sustentável da edificação, uma vez que eles ajudam a identificar pontos que podem ser otimizados e reduzidos. Um exemplo claro de automação sustentável são os sistemas que controlam a climatização e a iluminação dos prédios. De acordo com a American Society for Heating, Refrigeration & Air Conditioning Engineers (ASHRAE) – organização dos profissionais da área de aquecimento, refrigeração e ar-condicionado dos Estados Unidos –, 50% do custo de um edifício são decorrentes de sua operação. Deste percentual, 38% são referentes à climatização e 26% à iluminação.

fonte: greeenBrasil

Deixe um comentário

×